A construção do projecto ficou marcada, em 1970, pela configuração geométrica de um bairro erguido à volta de um centro comercial de influência arquitectónica Nova-Iorquina, e por ter sido o primeiro bairro da zona de Lisboa a ser construído com ordenamento territorial. A sua ideia base era organizar prédios em torno de um pólo comercial, possibilitando a criação de uma força centrípeta que proporcionasse o encontro dos seus moradores num mesmo local. Constituída Freguesia em 1985, a Portela é hoje uma referência do ponto de vista da arquitectura urbanística.
Fronteiriça a Moscavide, Sacavém, Prior Velho e à cidade de Lisboa, a Portela conta hoje com mais de 20 mil habitantes, num espaço de cerca de 1 km2. A sua estrutura etária espelha, pela análise da respectiva pirâmide, uma base alargada constituída por jovens, representantes de cerca de 41% do conjunto populacional, enquanto topo da mesma se apresenta afiado, devido à pequena proporção da faixa que ocupa – os idosos, com somente 5,6%.
Na mesma linha podem considerar-se os valores do índice de crescimento natural, estabelecido pela comparação entre a taxa de natalidade elevada (130) e a da mortalidade baixa (63) - valores relativos a 1997.
O Centro Comercial da Portela, a Igreja de Cristo Rei da Portela, o Parque Desportivo da Associação dos Moradores da Portela, o Seminário dos Olivais e os Jardins Almeida Garrett e das Descobertas, são algumas das muitas razões que transformam esta Freguesia urbana num pólo social e cultural embuído de um espírito comunitário invulgar.
O Centro Comercial encontra-se aberto 363 dias por ano e situado no coração da Freguesia, este espaço comercial associa o tradicional comércio de rua num espaço que aposta numa rápida remodelação e redinamização. Da restauração à informática, incluindo estética, vestuário, calçado e os mais importantes representantes da banca, continua a representar alguns pequenos espaços comerciais, banidos, hoje, das grandes superfícies comerciais, permitindo uma oferta completa e global a todos os utentes que por lá passam.
A Igreja de Cristo Rei da Portela é orgulho da comunidade católica Portelense. Edificada aos poucos, com doações, e o trabalho benemérito de grande parte da população da Freguesia, é detentora de um estilo arquitectónico ousado e a impressão visual que causa é algo que de certo nunca se esquecerá.
As piscinas da Portela, contam com duas piscinas aquecidas, uma com 25 x 12,5 metros para competição e aprendizagem e outra com 12,5 x 8 metros destinada a aprendizagem e adaptação ao meio aquático, sendo gerida pela Empresa Municipal GesLoures. Este complexo tem a particularidade de ser o primeiro edifício construído no Concelho que obteve certificação energética, de acordo com o Regulamento do Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, garantindo a eficiência dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. O aproveitamento da energia solar, através de um sistema inovador de aquecimento da água por intermédio de painéis e colectores solares, faz com que este equipamento seja quase auto-suficiente. Além disso, as piscinas têm um tratamento da água com ultravioletas, permitindo evitar as alergias e irritação por vezes provocadas pelo cloro.
O parque desportivo da AMP tem três campos de ténis e um ringue desportivo. Existe ainda um espaço de esplanada onde se pode conviver e tomar refeições.
O palácio do Seminário dos Olivais, refugia um importante pulmão nesta Freguesia. Com um exclusivo e antigo jardim, permite uma bela viagem pelo passado, enquadrando um cenário, hoje, já muito difícil de visualizar.
Num contínuo passeio pelo verde da Freguesia, o Jardim Autárquico proporciona mais que um bonito passeio, um espaço de forte representação sociocultural da Freguesia. Um espelho de água ilumina o Jardim, onde as primeiras feiras do livro do Concelho tiveram lugar, assim, como todo o tipo de expressões culturais que por lá passam e ficam num espírito de festa e fraternidade.
Com uma forte densidade populacional, a Portela encontra-se equipada de todo o tipo de estruturas básicas colectivas, desde o abastecimento de água e da rede de saneamento até à recolha de lixo, em todos os dias úteis da semana, sendo os mesmos depositados no aterro sanitário de Vila Franca de Xira, e ao abastecimento de gás de cidade e, mais recentemente, de gás natural.
Com uma recente vantagem geográfica muito privilegiada, a Portela é hoje vizinha de uma das grandes obras Portuguesas: o Parque das Nações. O despertar da zona ribeirinha do Tejo veio emergir novas vontades e traçar novos percursos na grande capital Portuguesa. A Freguesia da Portela encontra–se hoje capaz e em sintonia com esta nova metamorfose social e cultural, apostando na inovação e qualidade.
Desde o vasto número de Portelenses ligados à música, às artes plásticas, ao teatro, assim como a existência de um órgão de imprensa local, são alguns dos espelhos que autentificam a vontade de integrar na frente as novas Freguesias autarcas do século XXI.
Sem comentários:
Enviar um comentário